Prefeitura de Camaçari impõe medidas para conter propagação do novo coronavírus
Resoluções serão publicadas no Diário Oficial
Foto: Divulgação
O prefeito do município de Camaçari, Elinaldo Araújo, anunciou nesta segunda-feira (16) uma série de medidas com o objetivo de conter a propagação do novo coronavírus. As ações visam controlar o movimento de pessoas, evitando aglomerações, e visando proteger os grupos mais vulneráveis ao vírus.
Três decretos com as medidas serão publicados em edição extra do Diário Oficial, apesar de a cidade não ter casos confirmados da doença. Dos nove casos registrados, seis foram descartados e três estão sob investigação.
Os decretos preveem pelo menos 12 medidas fundamentais dentre as quais está a suspensão das aulas, pelo prazo de 15 dias, das instituições de ensino públicas e privadas. Também foi suspensa a autorização para a realização de eventos coletivos que impliquem em aglomerações de pessoas para público igual ou superior a 50 pessoas. As academias deverão interromper as atividades por quinze dias.
Elinaldo ainda determinou a suspensão da realização de quaisquer viagens internacionais a serviço programadas enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.
Outra medida é o Plano de Contingência no âmbito do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM). Elinaldo anunciou a suspensão do atendimento ao público do ISSM, inclusive dos recadastramentos mensais, por 30 dias, com possibilidade de prorrogação.
O gestor municipal ainda determinou que qualquer servidor municipal que se enquadre em grupo de risco (idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas pré-existentes e que tenham recomendação médica para tanto) deverá passar a exercer suas atividades em regime de teletrabalho.