Prefeitura de Estreito decreta estado de emergência após desabamento de ponte entre MA e TO
Anúncio foi feito no sábado (28), pela prefeitura de Estreito, no Maranhão
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
A prefeitura de Estreito, no Maranhão, comunicou estado de emergência neste sábado (28), por conta do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre o município e Aguiarnópolis, no Tocantins, na semana passada.
No domingo do dia 22, um dos vãos que sustentava a ponte rompeu fazendo diversos veículos caírem. Após a tragédia, dez pessoas morreram, oito estão desaparecidas e uma foi resgatada com vida. Conforme a Marinha, os bombeiros retomaram as buscas no sábado (28).
Já o comunicado feito pelo Leoarren Túlio de Sousa Cunha afirma e reconhece os impactos ambientais, humanos e econômicos, e seguirá por 180 dias. Com essa medida, facilita o acesso a recursos estaduais e federais para ações emergenciais e recuperação do estado.
As investigações apontam que a queda abriu veículos de grande porte com produtos perigosos, como agrotóxicos e ácido sulfúrico, gerando risco de contaminação no Rio Tocantins. Assim, as autoridades emitiram alertas e realizaram testes.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério dos Transportes criaram uma força-tarefa para apoiar a população e apurar causas do desastre, além de alocar recursos para reconstrução.