Prefeitura de Salvador certifica estabelecimentos que adotam medidas contra a Covid-19
O selo é gratuito e terá validade de um ano
Foto: Reprodução / Secult
A prefeitura de Salvador adotou uma série de medidas para conter o avanço da Covid-19 e preservar o bem-estar da população. Como uma delas, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) desenvolveu o selo “Verificado”, certificando empreendimentos que adotam medidas de prevenção à Covid-19.
Segundo o órgão, diferente de outros selos existentes, relacionados a este tema, onde os interessados se auto declaram atender aos protocolos estabelecidos, ou seja, não há um processo de verificação efetiva por parte de quem concede, o selo Verificado, cujos protocolos foram desenvolvidos com base em referências nacionais e internacionais e de forma articulada com representantes dos segmentos envolvidos, adota o modelo de certificação, que pressupõe uma avaliação de terceira parte, isto é, executada por um organismo independente, conferindo transparência e credibilidade ao processo.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, acreditada pelo INMETRO, será a responsável por auditar e recomendar ou não a certificação dos empreendimentos participantes, o que lhe confere credibilidade tanto a nível nacional quanto internacional.
De acordo com a pasta, comprovado o uso correto dos protocolos, os estabelecimentos receberão o selo Verificado, atestando a adoção de medidas de prevenção à Covid-19, e o compromisso com o bem estar dos clientes. O selo é gratuito e terá validade de um ano.
Safe Travels
A prefeitura de Salvador, através da Secult, submeteu seus protocolos ao Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e foi a primeira cidade brasileira a receber o selo “Safe Travels”.
O Safe Travels é um selo criado pelo WTTC, uma organização não governamental que busca o desenvolvimento sustentável do turismo mundial, para apoiar um conjunto de requisitos a serem cumpridos por empresas, cidades e países durante a pandemia.
O Travels também conta com o apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT) e de mais de 200 CEO’s de grandes empresas do turismo em todo o mundo.