Prefeitura de Salvador envia à Câmara projeto de auxílio para trabalhadores da cultura
Medida visa aliviar impactos econômicos da não realização do carnaval
Foto: Max Haack/Ag Haack
O prefeito da capital baiana, Bruno Reis (DEM), anunciou que enviou à Câmara de Vereadores o projeto que cria um auxílio financeiro para trabalhadores do setor de cultura e eventos. A medida visa aliviar os impactos econômicos provocados pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e pela não realização do Carnaval.
Em coletiva nesta quinta-feira (17), ele disse que pretende iniciar o pagamento já na semana que vem. Cerca de 7,5 mil trabalhadores devem ser beneficiados com o pagamento de dois salários. “Com o valor de R$ 2.424, o SOS Cultura II vai atender 7.400 trabalhadores do setor, pessoas que estão quase sem renda, ou totalmente sem renda, e que faziam do Carnaval uma forma de ter uma renda extra", disse o prefeito.
Esse é o segundo ano em que a prefeitura cria um projeto desse tipo. Em 2021, também por conta da não realização do carnaval, a prefeitura pagou um benefício para trabalhadores do setor. Na ocasião, foi pago cerca de um salário mínimo para 6.243 pessoas.
De acordo com o prefeito, após o pagamento do SOS Cultura em 2021, surgiram mais categorias de trabalhadores vinculados ao setor cultural que solicitaram o benefício. Segundo dados da gestão municipal, o projeto garantirá R$18 milhões para o setor. O pagamento está previsto para ser iniciado na próxima semana, após votação da matéria pelos vereadores, que tem previsão para acontecer na terça-feira (22).
O valor destinado a cada beneficiário será pago em parcela única. Os selecionados devem ser residentes em Salvador, com cadastro efetuado junto aos órgãos municipais vinculados ao setor – Fundação Gregório de Mattos (FGM), Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) – até 30 de junho de 2021.