Prefeitura de Salvador inaugura carteira de identificação para portadores de fibromialgia
Documento tem como objetivo agilizar o atendimento preferencial em diversos serviços
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Prefeitura de Salvador inaugurou a carteira para pessoas com fibromialgia na segunda-feira (26). O documento tem como objetivo agilizar o atendimento preferencial em diversos serviços.
De acordo com a Associação de Pessoas com Fibromialgia de Salvador (AFIBS), aproximadamente 3 mil pessoas já foram atendidas com fibromialgia na rede municipal de Salvador.
Paralelo ao documento, foi lançado também um portal na internet onde as pessoas com fibromialgia poderão dar entrada no pedido do documento e acompanhar a solicitação. Tanto na forma física como digital, a carteira só será expedida mediante preenchimento de formulário, acompanhado de relatório médico.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve uma distribuição simbólica/representativa onde somente 10 pessoas receberam a carteira na segunda-feira (26). Mas, para quem deseja a carteira, incialmente será ofertada nas prefeituras bairro.
Para além da carteira física, a SMS também vai disponibilizar um site para reavaliação de entrada no pedido do documento e acompanhar sua solicitação.
O documentos exigidos devem ser anexados no mesmo arquivo do comprovante de residência para envio do formulário de solicitação:
- Carteira de Identidade - RG
- comprovante de residência
- laudo médico
- foto 3x4