Prefeitura de Salvador inicia recuperação e reconstrução de áreas afetadas após chuvas em Saramandaia
A operação foi planejada com o objetivo de restabelecer a normalidade e garantir a segurança das famílias atingidas
Foto: Reprodução/CBMBA
Por meio dos órgãos que integram o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC), coordenado pela Codesal, a Prefeitura de Salvador deu início à etapa de recuperação e reconstrução das áreas afetadas na comunidade de Saramandaia, em Pernambués, após as fortes chuvas que atingiram a cidade na última semana. A operação foi planejada com o objetivo de restabelecer a normalidade e garantir a segurança das famílias atingidas.
Nesta fase de reconstrução, técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Superintendência de Conservação e Obras públicas de Salvador (Sucop) estão realizando estudos topográficos necessários para a viabilização de contenções na área afetada, enquanto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) concluiu as análises técnicas que permitiram o planejamento das demolições, previstas para começar nesta segunda-feira (2).
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) ficou responsável por notificar os moradores das áreas de risco, e a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) de finalizar o cadastramento das famílias para assegurar o acesso aos auxílios sociais. A Prefeitura-Bairro do Cabula também tem dado suporte logístico às ações e está mobilizando esforços para atender às demandas das famílias impactadas. As equipes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (LIMPURB), simultaneamente, estão realizando a retirada da terra das vielas da região.
Medidas anunciadas
A construção de contenções de encostas na Rua Amargosa, localizada entre Pernambués e Saramandaia, estão entre as medidas anunciadas pelo prefeito, além de outras duas obras na mesma região. A segunda etapa de obras de drenagem em Pernambués, também será iniciada, que contempla a primeira intervenção já em andamento na Rua Santo Antônio de Pádua.
Para identificar quais outras áreas da cidade serão contempladas com as intervenções e quantas famílias atingidas por alagamentos e deslizamentos serão amparadas com auxílios emergenciais, também será feito um levantamento.