Prefeitura de Salvador lança edital de credenciamento do setor privado para realização de exames de imagens
Objetivo é que baianos realizem os exames em clínicas privadas para zerar as filas existentes
Foto: Gilberto Jr/Farol da Bahia
A Prefeitura de Salvador lançou, na manhã desta sexta-feira (8), o edital de chamamento para credenciamento de exames de imagens no setor privado e nos hospitais filantrópicos, que tem como objetivo zerar as filas dos procedimentos nas unidades municipais de saúde da capital baiana. Durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, as pessoas evitaram os hospitais e não realizaram os cuidados preventivos, o que fez com que a demanda aumentasse e ficasse reprimida.
Com o avanço da vacinação contra a doença, o público passou a demandar pelos exames, o que provocou grandes filas. Atualmente, 13 mil pessoas aguardam para realizar o procedimento de ressonância magnética. Para tomografia, há uma fila de quase cinco mil pessoas. Já a colonoscopia, há cerca de 2 mil pacientes que aguardam. Há ainda 2.500 na espera pela eletroneuromiografia.
"A pandemia trouxe diversos efeitos colaterais e um dos efeitos foi na própria saúde, gerando uma demanda reprimida de consultas especializadas, cirurgias eletivas e exames. Exames de diversas áreas, em especial, os de imagens. Mesmo com nossos esforços próprios, foi impossível dar conta da demanda existente", explicou Bruno Reis.
"Nossos investimentos vão permitir zerar as filas. Ou seja, só não fará os exames quem não quiser. Quem quiser, poderá realizar em clínicas particulares da mesma forma que as pessoas que possuem um plano de saúde", acrescentou.