• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Prefeitura e Unicef Brasil discutem ações de proteção às crianças e adolescentes de Salvador

Prefeitura e Unicef Brasil discutem ações de proteção às crianças e adolescentes de Salvador

Reunião também tratou de futuras iniciativas a serem implantadas na capital baiana

Por Da Redação
Ás

Prefeitura e Unicef Brasil discutem ações de proteção às crianças e adolescentes de Salvador

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A Prefeitura de Salvador e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil discutiram nessa quinta-feira (13), ações de proteção às crianças e adolescentes da capital baiana e reafirmaram a parceria entre o município e a organização, que promove direitos e o bem-estar voltados à infância em todo o mundo.

No encontro, realizado na sede da prefeitura, o novo representante do Unicef no Brasil, Youssouf Ould Abdel-Jelil, e a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, discutiram resultados e experiências das ações da Agenda Salvador Unicef, que desde o ano passado fortalece políticas públicas com foco nas crianças e adolescentes do bairro de Valéria. Também estiveram presentes Helena Oliveira, Chefe do Escritório do Unicef em Salvador e o coordenador do Escritório de Cooperação Internacional, João Vitor Queiroz.

“A agenda Salvador Cidade Unicef é um modelo para todo o país. Esse compromisso firmado ano passado, focado nas crianças e adolescentes do bairro de Valéria, já traz resultados positivos no que diz respeito ao empoderamento e autoestima da juventude desse local, que sempre foi vista de forma negativa. Com o movimento ‘Valere-se’, hoje temos jovens inspirados e capazes de mobilizar outras pessoas", contou a vice-prefeita. 

Segundo Ana Paula Matos, o projeto também foi capaz de "entender a alma do local, perceber as necessidades e anseios da população e ampliar acessos estruturados voltados a meninos e meninas do bairro. Essa parceria com a organização possibilitou a criação de estratégias para os mais vulneráveis, e, através de um projeto piloto, já temos experiências que nos dão esperança”. 

Além da discussão em torno do programa Agenda Salvador Unicef, futuras iniciativas a serem implantadas em conjunto também foram discutidas, e o novo representante da organização reforçou o compromisso com a capital baiana.

“Ontem, estivemos em Valéria e nos alegrou muito ver os avanços da Agenda Cidade Unicef por lá, incluindo a parte de inclusão socioprodutiva de adolescentes e jovens. Temos a certeza de que o projeto vai trazer impactos positivos para meninas e meninos que aqui vivem, e pode ser um ótimo exemplo para outras capitais e para outros países. Reafirmo aqui o compromisso do Unicef com a Prefeitura de Salvador e toda sua equipe para contribuir com a garantia dos direitos de cada criança e cada adolescente”, disse Youssouf Abdel-Jelil.

A Agenda Cidade Unicef é uma iniciativa realizada em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. A iniciativa é realizada por meio de estratégias integradas, que ajudam a reduzir e prevenir violências no dia a dia de crianças e adolescentes, integrando metodologias de diferentes áreas (Educação, Saúde, Proteção, Inclusão Socioprodutiva) e promovendo a mobilização social e o monitoramento de indicadores relacionados à área da infância e da adolescência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário