Prefeitura realiza primeiro teste para avaliar estações do BRT em Salvador
Avaliação aconteceu em duas estações: na BRT Hiper e na Rodoviária Sul, diz Semob
Foto: Reprodução / Giulia Marquezine/TV Bahia
Foi realizado pela Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) o primeiro teste para avaliar as estações do Bus Rapid Transit (BRT), na capital baiana, na quarta-feira (28). A informação foi confirmada pelo órgão municipal nesta quinta-feira (29).
Segundo a pasta, o teste foi realizado em duas estações, na BRT Hiper e Rodoviária Sul. Durante a avaliação, foram analisados os espaços para embarque e desembarque dos passageiros, a altura das plataformas, a área para manobras dos ônibus, entre outros detalhes que não foram divulgados.
Conforme o órgão, as obras do BRT começaram na gestão do prefeito ACM Neto, em março de 2018. Na época, ambientalistas, urbanistas, moradores e artistas realizaram protestos contra a obra. Os principais problemas apontados estão no custo das obras, no impacto ambiental - corte de árvores e tamponamento de rios - e na inclusão de faixas voltadas para carros, o que para eles, seria um investimento no transporte individual e não coletivo.
O primeiro trecho do BRT foi entregue em dezembro de 2020 e contou com a inauguração de corredor viário em Salvador. De acordo com a prefeitura, responsável pela obra, a intervenção trará mais fluidez ao trânsito da região e é composta por via expressa e marginal.
O conjunto de vias do novo modal tem início pela via expressa na Avenida ACM, na altura do Shopping da Bahia, e segue até o Parque da Cidade Joventino Silva, no bairro do Itaigara.
O BRT também possui outros dois trechos: o trecho 2 (Lapa/Cidade Jardim - do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, passando pela Av. Vasco da Gama) e o trecho 3 (Parque da Cidade Pituba-Itaigara - Posto dos Namorados).