Prêmio Jabuti 2025 homenageia Ana Maria Machado como Personalidade Literária
Escritora é autora de mais de 100 obras e já venceu três edições do Jabuti

Foto: Segov/Prefeitura do Rio de Janeiro
A escritora Ana Maria Machado foi escolhida como Personalidade Literária da 67ª edição do Prêmio Jabuti. O anúncio foi feito pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) nesta sexta-feira (19). A homenagem reconhece nomes que marcaram a literatura nacional e contribuíram para a formação de gerações de leitores no Brasil e no exterior.
Autora de mais de 100 títulos, entre romances, ensaios, contos e obras infantojuvenis, Ana Maria é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupa a cadeira nº 1 desde 2003. Suas publicações já foram traduzidas para diversos idiomas e circulam em mais de 20 países.
Antes de se tornar uma das principais referências da literatura brasileira, Ana Maria iniciou a carreira como pintora, com estudos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no MoMA de Nova York. Formada em Letras, também foi professora e jornalista.
Durante a ditadura militar, chegou a ser presa em 1969 e, depois, exilou-se na Europa. Nesse período, trabalhou como jornalista em Paris e Londres, lecionou na Sorbonne e fez doutorado sob a orientação do crítico Roland Barthes, com tese dedicada à obra de Guimarães Rosa.
De volta ao Brasil, atuou em veículos como Correio da Manhã, Jornal do Brasil, O Globo, além de colaborar com revistas e semanários como Realidade, IstoÉ, Veja, O Pasquim e Opinião. Foi também uma das proprietárias da livraria Malasartes, pioneira no país em literatura infantojuvenil.
Ao longo da carreira, Ana Maria Machado venceu três edições do Prêmio Jabuti:
1978 – História meio ao contrário (Literatura Infantil)
1997 – Esta força estranha (Infantojuvenil)
2000 – Fiz voar meu chapéu (Infantojuvenil)
Entre outros prêmios, recebeu o Hans Christian Andersen (2000), considerado o “Nobel da literatura infantil”, o Prêmio Machado de Assis da ABL (2001), pelo conjunto da obra, além do Casa de las Américas (Cuba), Prêmio Cultura RJ, Ibero-Americano de Literatura Infantil e Príncipe Claus (Holanda).