Presentes de Dia das Mães estão 5,3% mais caros em 2025, aponta Fecomercio-SP
Valorização do ouro e impacto do dólar se destacam em fatores responsáveis pelo aumento

Foto: Reprodução
Os presentes tradicionais da data comemorativa do Dia das Mães devem registraram um aumento acumulado de 5,3% em 12 meses, considerando até março de 2025, é o que aponta um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
A alta já havia sido registrada no ano de 2024, mas com uma expressão um pouco menor de 0,48%. A pesquisa acompanhou as mudanças no preço de 26 itens, com destaque para as joias, a opção mais cara, com aumento de 26,81%.
O aumento no preço das joias acontece principalmente pela valorização do ouro no mercado internacional, que subiu 40% neste ano, e as tarifas impostas pelo governo norte-americano sobre o metal, o que estimulou ainda mais a alta nos preços.
O chocolate também apresentou um grande aumento neste ano. Os bombos registraram alta de 21,77%, enquanto os achocolatados subiram 16,11%. Esses aumentos provam o desequilíbrio causado pela oferta e demanda global pelo cacau.
A FecomercioSP, divulgou que a expectativa é que os preços normalizem em médio e longo prazos, sem previsão de uma redução imediata.
Confira demais altas em produtos para o dia das mães:
- perfumes - (8,44%);
- artigos de maquiagem - (6,52%);
- e produtos para cabelo - (6,03%).
Os produtos dessa categoria registram aumento principalmente pela variação do dólar, e custos da matéria prima para confecção.
Por outro lado, a precificação para produtos voltados ao vestuário apresentaram queda, devido a baixa de quase 10% no preço do algodão no mercado internacional. Confira os produtos que apresentam preços menores:
- lingeries - 4,34%
- blusas - 3,31%
- saias - 1,92%
Para quem busca serviços para presentear a mãe, a alimentação fora de casa está, em média, 7,17% mais cara do que há um ano, enquanto serviços de manicure e design de sobrancelhas subiram, respectivamente, 9,7% e 7,55%.