Presidência da Câmara: evento de Antônio Brito é sucesso, com principais partidos e ministros de Lula
Confraternização contou com a presença de Arthur Lira e Waldemar Costa Neto
Foto: Laiz Menezes/Farol da Bahia
BRASÍLIA -- O deputado federal baiano Antônio Brito, do PSD, reuniu parlamentares dos principais partidos da Câmara dos Deputados e outras autoridades, como ministros do governo Lula, em uma festa do partido na noite desta terça-feira (9), em Brasília. Forte candidato para a presidência da Casa em 2025, o político busca votos para conseguir o cargo.
A festa tem, no papel, o objetivo de comemorar o aniversário de alguns deputados do PSD, mas a verdade é que o parlamentar baiano já busca conseguir apoio para que ele seja o próximo presidente da Câmara, depois da saída de Arthur Lira (PP-AL).
O deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), que também está na disputa, vai realizar um evento para comemorar o próprio aniversário na quarta-feira (10), mas Brito se adiantou e já fez a confraternização nesta terça.
O evento reuniu figuras conhecidas da Bahia: o senador Otto Filho (PSD-BA), os deputados Capitão Alden (PL-BA), Lídice da Mata (PSB-BA), Daniel Almeida (PSdoB), Paulo Magalhães (PSD-BA), Cláudio Cajado (PL-BA) e Alice Portugal (PCdoB).
Os líderes do governo e do PL na Câmara, José Guimarães (PT-CE) e Altineu Côrtes (PL-RJ), respectivamente, e o líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), marcaram presença no evento. O presidente nacional do PL, Waldemar da Costa Neto, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também compareceram à confraternização do PSD, mesmo que Lira já tenha sinalizado que deve apoiar Elmar Nascimento para sua sucessão.
Perguntados sobre apoio do PL a candidatura de Brito, os líderes afirmaram que ainda vão decidir quem vão apoiar, mas que devem tentar vice no Senado e Câmara.
A confraternização de Brito ainda contou com deputados de partidos como o PSOL, Rede e PDT. A ministra Luciana Santos, do Ministério de Ciência e Tecnologia, também foi vista na festa, além do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e da Defesa do Brasil, José Múcio.
Durante o evento, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, disse estar confiante na candidatura de Antônio Brito. Segundo ele, o baiano não é um candidato de direita ou de esquerda, mas um "candidato da Câmara", ou seja, que vai conversar com todos, independente da ideologia.