Mundo

Presidente Biden visitará Israel nesta quarta (18)

Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, anuncia viagem para discutir operações e ajuda humanitária na região

Por Da Redação
Ás

Presidente Biden visitará Israel nesta quarta (18)

Foto: Official White House Photo by Adam Schultz

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está programando uma visita a Israel nesta quarta-feira (18). O anúncio foi feito pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, revelou na noite desta segunda-feira (16). Biden irá dialogar com líderes israelenses sobre o plano de ação para conduzir operações visando reduzir o número de vítimas civis e garantir a chegada de ajuda humanitária à população de Gaza sem beneficiar o grupo Hamas, afirmou Blinken.

Biden enfatizará "como tem feito de forma inequívoca desde que o Hamas realizou ataques que resultaram em mais de 1.400 vítimas, incluindo pelo menos 30 americanos, que Israel tem o direito e a responsabilidade de proteger sua população contra o Hamas e outros grupos terroristas, além de prevenir futuros ataques", declarou o secretário.

Além disso, Antony Blinken anunciou que os Estados Unidos, em colaboração com Israel, estão em processo de elaboração de um plano para facilitar a chegada de ajuda humanitária aos civis em Gaza. "É crítico que a ajuda comece a chegar a Gaza o mais rápido possível", ressaltou Blinken, que se encontra em Tel Aviv. O acordo para esse plano foi estabelecido com Israel a pedido dos Estados Unidos.

A situação em Gaza é crítica desde que Israel anunciou um "cerco total" ao território em resposta aos ataques do Hamas. Consequentemente, as condições para os civis têm se deteriorado progressivamente, já que os cortes de energia elétrica impostos por Israel têm inviabilizado o funcionamento de hospitais, a dessalinização da água e a conservação de alimentos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário