Presidente da ABIH-BA estima ocupação de até 80% nos hotéis em Salvador na temporada de verão
Associação e prefeitura firmam convênio para ações de estímulo ao turismo nesta sexta-feira (27)
Foto: Farol da Bahia
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Luciano Lopes, afirmou nesta sexta-feira (27) que a assinatura do convênio com a Prefeitura de Salvador para ações de estímulo ao turismo tem o objetivo de divulgar a capital baiana como um dos principais destinos dos turistas. Para a temporada de verão, entre dezembro de 2023 ao fim de fevereiro de 2024, é esperado uma ocupação em torno de até 80% nos hotéis da cidade.
Segundo ele, a ideia é percorrer diversos estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, entre outros. "A gente percorre todas essas cidades para mostrar o que Salvador tem e é uma parceria que já realizamos com a prefeitura há muito tempo e a cada ano que passa nós incrementamos", disse durante solenidade no Forte Santa Maria, no Porto da Barra.
As iniciativas contam ainda com road shows, fam shows, rodada de negócios e fórum de hotelaria para promoção da oferta turística em alguns dos principais mercados emissores de turistas para a capital baiana.
"Fazemos um trabalho de capacitação com agentes de viagem e operadores porque precisamos distribuir esse produto que é Salvador. Tudo isso é feito em parceria com os principais hotéis da cidade, que também vão junto com os seus gerentes comerciais", acrescentou.
À imprensa, Lopes apontou que as taxas de ocupação nos hotéis em Salvador têm tido bons números durante a semana e aos finais de semana. "Isso são sinais de uma boa temporada. Tivemos, por exemplo, o feriado de 12 de outubro, com ocupação em torno de 90% na cidade. Ou seja, está praticamente lotada de turistas, com muitos hotéis até 100%. Com isso, a gente espera que no verão 2023/2024 tenha uma ocupação média de 75% a 80% de ocupação", destacou o presidente da ABIH-BA.
Entre as novidades atrativas para a capital baiana está o turismo de observação de baleias, por meio do Projeto Baleia Jubarte. "Esse ano temos um destaque para as baleias jubartes que estão vindo cada vez mais para Salvador. Esse é um novo turismo que nos traz", concluiu.