Michel Telles

Presidente da Abracom desembarca em Salvador para evento sobre IA na comunicação!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Presidente da Abracom desembarca em Salvador para evento sobre IA na comunicação!

Foto: Divulgação Assessoria

A edição do "Abará About", evento organizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), que, nesta edição, contará com a co-realização da ABRACOM-Bahia, promete trazer discussões relevantes sobre o impacto da Inteligência Artificial na Comunicação e no Jornalismo. Marcado para o dia 31 de outubro, a partir das 17h, no HUB Lighthouse, localizado no bairro Costa Azul, em Salvador, o encontro reunirá profissionais renomados para debater os usos práticos e as tendências da IA nestes setores. O 4º Abará About finaliza a série de encontros sobre Inteligência Artificial realizados durante o ano.

"Nestes encontros, temos demonstrado como as tecnologias de IA potencializam o trabalho dos profissionais de comunicação e como é fundamental desenvolver habilidades para manejar estas ferramentas”, afirma Lucas Reis, presidente da ABMP, e responsável pela mediação da roda de conversa. 

O evento, que é totalmente gratuito e aberto ao público, contará com a presença de Fábio Santos, presidente da Abracom e CEO da CDN, que pela primeira vez desembarca na Bahia à frente da entidade e Yasmin Cardim, publicitária e coordenadora do Portal Umbu. A abertura da roda de conversa ficará a cargo de Monique Melo, jornalista, CEO da Texto e Cia e diretora regional da Abracom Bahia. Os interessados em participar deste momento de aprendizado e troca de experiências podem garantir suas vagas através da plataforma Sympla, pelo site https://www.sympla.com.br/evento/ia-na-comunicacao-e-jornalismo-usos-praticos-e-tendencias/2696717 .

“É de suma importância debatermos os desafios e as melhores práticas e resultados da IA na comunicação corporativa. Não podemos ficar de fora desta nova realidade. Será um encontro que vai proporcionar muito conhecimento, inovação, conexão e networking”, declara Monique Melo.

O presidente da Abracom, Fábio Santos, apresentará aos presentes, insights sobre o uso da IA na assessoria de comunicação. Segundo Fábio, a inteligência artificial generativa entrou em nossas vidas para ficar. “Todos os profissionais minimamente antenados já estão experimentando usos para a IA. Mas ainda estamos longe de vivenciar toda a transformação que essa tecnologia vai gerar nos modos como trabalhamos. Essa transformação está em construção e logo se tornará realidade. Quem não se preparar para esse momento corre o risco de ficar fora do jogo”, declara.

Para a publicitária e especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas, Yasmin Cardim, que levará orientações sobre o uso da IA no jornalismo, a ferramenta não significa a substituição de jornalistas, mas sim a potencialização de suas habilidades. “O uso da inteligência artificial traz inovações valiosíssimas para o jornalismo ao mesmo tempo que gera muitas controvérsias, especialmente no que diz respeito à ética. O uso da IA é um tema que exige uma reflexão de muita cautela e cuidado, e é justamente essa discussão que abordaremos nesta edição do Abará About”, comenta. 

Com a realização deste evento, a ABMP e a ABRACOM-Bahia reafirmam seu compromisso em promover o desenvolvimento e a atualização dos profissionais baianos, contribuindo para o fortalecimento do mercado publicitário e de comunicação no estado. O evento será uma oportunidade única para profissionais e estudantes da área de comunicação ampliarem seus conhecimentos sobre as aplicações práticas da IA e as tendências que moldarão o futuro do setor.

Conheça os palestrantes:

Fábio Santos: formado em jornalismo pela Escola de Comunicação e Arte da USP, tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Ciência Política na FFLCH-USP. Foi fellow da Reuters Foundation, na Universidade de Oxford. Especialista em gestão de crise, foi vice-presidente de Contas Públicas da CDN até 2016, dirigindo as equipes da Secretaria de Segurança Pública, Sabesp, Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Ministério da Justiça e Ministério da Cultura, foi secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, entre 2017 e 2019, sob os prefeitos João Doria e Bruno Covas, e durante 20 anos, atuou em algumas das principais redações do país. Lançou e dirigiu por seis anos o jornal Destak e foi editor da revista e do site Primeira Leitura, além de editor executivo da revista República. 

Yasmin Cardim: formada em Publicidade pela UNIFACS e especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), já atuou em projetos como USE na Campus Party, Festival de Verão e FLICA. Como coordenadora no Portal Umbu, lidera iniciativas que transformam o jornalismo, implementando estratégias inovadoras em produção de conteúdo, campanhas de engajamento e soluções de monetização digital. Além disso, assessora clientes como a FAEB, Pittaco Consultoria e a OSC Avante a fortalecerem sua presença digital de forma otimizada, utilizando a tecnologia para alcançar maior impacto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.