Presidente da COP26 pede que países se esforcem para um acordo final
Conferência registrou avanços no financiamento e negociações, disse Alok Sharma

Foto: Reprodução
O presidente da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Clima, Alok Sharma, afirmou nesta sexta-feira (12) que houve avanços no financiamento e nas negociações que ocorreram em Glasgow, na Escócia. Sharma também fez um pedido aos países: um esforço final para um acordo.
Após discussões, a cúpula deve aprovar nesta sexta, um texto final, no dia de encerramento da iniciativa mais importante para tentar controlar as emissões de gases de efeito de estufa e o aquecimento global.
Sharma pediu que os representantes dos 197 países continuem as negociações no mesmo "espírito de colaboração" mostrado até agora, e garantiu que o processo de negociação está sendo "transparente".
"Esta é a nossa oportunidade de forjar um mundo mais limpo, mais saudável e mais próspero", disse, pedindo aos delegados de cada país "soluções pragmáticas e praticáveis".
Termina hoje a participação dos líderes, especialistas e a ativistas da 26ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), a fim de atualizar as contribuições dos países para a redução das emissões de gases até 2030.