Presidente da Ucrânia agradece apoio dos EUA após conversa com Biden
"Liderança americana em sanções anti-russas e assistência de defesa à Ucrânia foram discutidas", disse Zelensky
Foto: Divulgação/Embaixada da Ucrânia
Após conversa por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na tarde desta terça-feira (1º), o presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, revelou que pediu ao líder americano para passar uma mensagem forte e “útil” sobre a invasão russa durante o discurso do Estado da União, que ocorrerá na noite desta terça.
Através de um poste nas redes sociais, Zelenskt disse: “Acabei de conversar com Joe Biden. A liderança americana em sanções anti-russas e assistência de defesa à Ucrânia foram discutidas. Devemos parar o agressor o mais rápido possível. Obrigado pelo seu apoio”.
Anteriormente, Biden já tinha realizado sanções contra o governo da Rússia, comandado por Vladimir Putin, que incluem controles rigorosos de exportação, com impactos no sistema financeiro e no acesso à tecnologia de ponta da Rússia.
De acordo com a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, o presidente dos EUA realizará, às 23h, o tradicional discurso para o Congresso no plenário da Câmara durante o Estado da União, um dos principais eventos políticos realizados anualmente em Washington. Segundo Psaki, a invasão da Rússia vai ser abordada no discurso.
O pedido de Zelensky ocorre em meios à intensificação de bombardeios realizados por tropas russas na cidade de Kiev, nesta terça-feira (1).