• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Presidente da Ucrânia diz estar aguardando “pedido oficial de desculpas” do Irã
Mundo

Presidente da Ucrânia diz estar aguardando “pedido oficial de desculpas” do Irã

Irã admitiu que derrubou por engano o avião ucraniano que caiu em Teerã na última quarta-feira (8)

Por Da Redação
Ás

Presidente da Ucrânia diz estar aguardando “pedido oficial de desculpas” do Irã

Foto: caixa preta do avião / Iran Press / AFP

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou na manhã deste sábado (11), que está aguardando a "admissão total de culpa" do Irã, após o país árabe admitir que derrubou por engano o avião ucraniano que caiu em Teerã na última quarta-feira (8). A tragédia deixou 176 mortos.

Por um comunicado, as Forças Armadas iranianas informaram que o Boeing voava perto de um local militar sensível e foi derrubado devido a um erro humano. A mensagem, que foi lida na TV estatal, diz que as partes responsáveis serão punidas.

Em uma rede social, Zelensky disse que espera que o Irã leve os responsáveis à justiça e cobrou um pedido oficial de desculpas e que as investigações sobre o desastre continuem.

"Esta manhã traz a verdade. A Ucrânia insiste na admissão total de culpa. Esperamos que o Irã leve os responsáveis à justiça, devolva os corpos, pague uma indenização e faça um pedido oficial de desculpas. A investigação deve estar completa, aberta e continuar sem atrasos ou obstáculos", escreveu Zelensky.

Primeiro ministro canadense pede investigação 

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, também reagiu à admissão de culpa por parte do Irã: seu governo busca uma investigação e cooperação das autoridades iranianas, disse ele, em um comunicado.

O voo levava 57 canadenses. Há dias autoridades do Canadá dizem que acreditam que o avião havia sido derrubado por um míssil, o que era negado por Irã até este sábado (11).

Nosso foco continua a busca por um desfecho, responsabilização, transparência e justiça para as famílias e entes queridos das vítimas. Essa é uma tragédia nacional, e todos os canadenses estão lamentando juntos", afirmou Trudeau.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário