Presidente do Chile anuncia comissão para fazer acordo com o povo Mapuche
Comissão tem o objetivo de resolver questões territoriais, há anos travadas no país andino
Foto: Divulgação/Governo do Chile
O presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou na sexta-feira (11) a criação de uma comissão para entrar em acordo com o povo mapuche, com o objetivo de resolver questões territoriais de conflitos entre a população e as autoridades em Santiago.
Boric afirmou que a comissão deve começar a funcionar em março de 2023, e que pretende proporcionar “garantias a todos os setores”.
“Convido a todos os autores da região para que formemos uma Comissão pela Paz e Entendimento. Mas digo que essa não é uma comissão para fazer diagnósticos, já foram feitos muitos, é uma comissão para que apliquemos as recomendações que os organismos nacionais e internacionais fizeram para buscar uma solução para o conflito na região”, disse em seu discurso, feito durante uma visita à região de Araucanía.
Boric também afirmou que a comissão será aberta, e todos serão livres para apresentar seus pontos de vista, afim de apresentar mecanismos para “reparar dívida que o Estado do Chile” tem com o povo mapuche.
Os mapuches são um povo indígena que vivem na região centro-sul do Chile e do sudoeste da Argentina. Durante muito tempo, o povo foi vitima de invasão de suas terras e com isso, vários conflitos territoriais foram travados contra os mapuches e os chilenos.