• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Presidente do Chile propõe adiamento de eleições devido ao avanço do coronavírus cinco semanas
Mundo

Presidente do Chile propõe adiamento de eleições devido ao avanço do coronavírus cinco semanas

Em justificativa, Sebastián Piñera falou em preservação da "saúde da democracia"

Por Da Redação
Ás

Presidente do Chile propõe adiamento de eleições devido ao avanço do coronavírus cinco semanas

Foto: Reprodução/O Otimista

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou nesse domingo (28) que irá enviar ao Congresso do país nesta segunda-feira (29), a proposta para adiar as eleições previstas para os dias 10 e 11 de abril, devido ao aumento de casos de Covid-19. Além das questões relacionadas a pandemia, Piñera justificou o pedido de adiamento para preservar "a saúde da democracia", de modo que o processo eleitoral tenha participação e segurança.

De acordo com um levantamento da consultora Cadem, 73% dos chilenos concordam em adiar as eleições. No Chile, o voto não é obrigatório e para aumentar a participação e evitar aglomerações, o país já tinha decidido ampliar para dois dias as eleições, originalmente previstas para 11 de abril.

O Chile atravessa o pior momento da pandemia até agora. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 7.326 novos casos, elevando para 41.767 o total de casos ativos. O sistema de saúde do país, com 19 milhões de habitantes, está à beira do colapso, com 95% dos leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) ocupados. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário