• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Presidente do Equador decreta estado de exceção diante da violência ligada ao narcotráfico
Mundo

Presidente do Equador decreta estado de exceção diante da violência ligada ao narcotráfico

Lasso afirmou que policiais e militares patrulharão as ruas 24 horas por dia; a medida é válida por 60 dias

Por Da Redação
Ás

Presidente do Equador decreta estado de exceção diante da violência ligada ao narcotráfico

Foto: Reprodução/R7

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, decretou nesta segunda-feira (18) estado de exceção em todo o país, por conta do aumento dos índices de criminalidade em razão do narcotráfico, e estabeleceu a mobilização de policiais e militares nas ruas. 

"Começando de imediato, nossas Forças Armadas e policiais se sentirão com força nas ruas porque estamos decretando o estado de exceção em todo o território nacional", disse o presidente durante um discurso transmitido pelo canal estatal EcuadorTV.

O presidente disse que "nas ruas do Equador só existe um inimigo: o narcotráfico", e que, "nos últimos anos, o Equador passou de país de tráfico de drogas a um país que também as consome".

Lasso, que assumiu o cargo em maio, afirmou que, durante o período de estado de emergência, policiais e militares patrulharão as ruas 24 horas por dia. "Daremos às forças de segurança o apoio necessário para o combate ao crime", disse. O Executivo também deseja criar uma unidade de defesa legal para dar proteção aos agentes que forem processados "simplesmente por cumprirem o seu dever". A medida é válida por 60 dias.

Será formado ainda um comitê que deve reunir diversos ministérios da área social e de direitos humanos para executar ações com objetivo de prevenir e frear a dependência química e reinserir os usuários de drogas na sociedade.

O chefe de estado também resolveu mudar o ministro da Defesa, em meio à crise carcerária e a um "período de insegurança" no país, todos efeitos do narcotráfico.

O estado de insegurança "não apenas se reflete na quantidade de drogas consumidas em nosso país, mas também no número de crimes relacionados hoje à venda de narcóticos", disse Lasso, que recebe nesta terça-feira (19) o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, para dialogar sobre segurança e narcotráfico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.