Presidente do México conversa com Trump por telefone e nega planos de intervenção militar dos EUA
Sheinbaum disse que recusou a ideia de Trump para combater os cartéis de droga existentes no país

Foto: Reprodução/X
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, negou que exista um planejamento dos Estados Unidos para realizar uma ação militar no país. Os chefes de Estado conversaram por telefone nesta segunda-feira (12).
Durante sua coletiva de imprensa diária, Sheinbaum disse que recusou a ideia de Trump para combater os cartéis de droga existentes no país. Também anunciou que já conseguiu, em um ano, reduzir em 50% o tráfico de fentanil para o país vizinho.
Tuvimos una muy buena conversación con el presidente de Estados Unidos, Donald Trump. Hablamos de distintos temas, incluyendo la seguridad con respeto a nuestras soberanías, la disminución del tráfico de drogas, el comercio y las inversiones. La colaboración y la cooperación en… pic.twitter.com/u0aNcSINtF
— Claudia Sheinbaum Pardo (@Claudiashein) January 12, 2026
"Tivemos uma conversa muito produtiva com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Discutimos diversos temas, incluindo segurança com respeito à nossa soberania, redução do tráfico de drogas, comércio e investimento. A colaboração e a cooperação num contexto de respeito mútuo sempre trazem resultados", disse Sheinbaum no X.
Questionada sobre as declarações de Trump sobre Cuba não ter mais acesso ao petróleo ou ao dinheiro venezuelano, ela negou ter conversado com alguma autoridade cubana sobre o tema, mas se mostrou disposta a "ajudar na comunicação, caso seja solicitado".


