Presidente do México propõe demolir Estátua da Liberdade se Assange morrer na prisão nos EUA
Assange está detido no Reino Unido com vistas de ser extraditado para o EUA - onde pode pegar até 175 anos

Foto: Reprodução/ web
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, fez uma provocação aos Estados Unidos nesta segunda-feira (4) ao comentar sobre a situação do jornalista Julian Assange, fundador do WikiLeaks.
Assange está detido no Reino Unido com vistas de ser extraditado para o EUA - onde pode pegar até 175 anos de detenção por revelar crimes de conspiração e espionagem promovidos pelo governo estadunidense.
“Se o levarem para os EUA e ele for condenado à pena máxima e morrer na prisão, devemos iniciar uma campanha para derrubar a Estátua da Liberdade”, disse o presidente durante entrevista coletiva na segunda-feira (4).
López Obrador já se manifestou várias vezes oferecendo asilo ao fundador do Wikileaks. Há duas semanas, exibiu imagens dos vídeos vazados pelo site Wikileaks denunciando atos de soldados americanos em guerras para elogiar o que considera” o melhor jornalista do nosso tempo”.
O mexicano pretende conversar com o presidente dos EUA, Joe Biden, sobre a situação do jornalista. O mexicano já se dispôs a conceder asilo político a Assange.
A declaração foi dada pelo presidente mexicano após ser questionado sobre a morte de jornalistas no país.
Si se lleva a Julian Assange a Estados Unidos y se condena a la pena máxima, AMLO consideró que debería empezar la campaña para desmontarse la Estatua de la Libertad 🗽 pic.twitter.com/8xEHxAEqSH
— Laura Brugés (@LauraBruges) July 4, 2022