• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Presidente do STF avisou a Ibaneis Rocha sobre início das invasões no dia 8 de janeiro

Presidente do STF avisou a Ibaneis Rocha sobre início das invasões no dia 8 de janeiro

No dia anterior, o então presidente do DF também recebeu mensagem de preocupação de Rodrigo Pacheco

Por Da Redação
Ás

Presidente do STF avisou a Ibaneis Rocha sobre início das invasões no dia 8 de janeiro

Foto: Agência Brasil

A ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber avisou ao então governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), durante os atos de invasão em Brasília no dia 8 de janeiro. O alerta foi feito pelo WhatsApp. 

A troca de mensagens foi extraída pela Polícia Federal (PF) do celular de Ibaneis, que foi entregue para perícia no último dia 23.

No dia dos atos em Brasília, enquanto os manifestantes avançavam contra as sedes dos Três Poderes, Weber escreveu ao governador: "Já entraram no Congresso!", disse às 16h25. O relatório da PF aponta que a ministra foi uma das primeiras pessoas a falar com Ibaneis.

“Coloquei todas as forças de segurança nas ruas”, respondeu Ibaneis, às 16h27.

Na sequência, a ministra citou a ausência do então responsável pela segurança do DF, Anderson Torres. “O Secretário de Segurança do DF está de férias, por isso o contato direto com o senhor!”, escreveu a presidente do STF, às 16h27.

O governador respondeu: "Estamos cuidando". Ibaneis também enviou o número de contato do delegado Fernando de Sousa Oliveira, que era secretário-executivo da Segurança do DF e “número 2” de Torres, afirmando que ele estava à frente da ação contra os atos criminosos.

A última mensagem da conversa é de Rosa Weber, às 16h29, agradecendo o contato: “Obrigada.”

O celular de Ibaneis também mostrou que o então governador recebeu mensagem de preocupação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). Em mensagem enviada na noite anterior dos ataques, Pacheco escreveu: “Estimado governador, boa noite! Polícia do Senado está um tanto apreensiva pelas notícias de mobilização e invasão ao Congresso. Pode nos ajudar nisso? Abraço fraterno. Rodrigo.”

Às 20h04, o governador do DF respondeu em três mensagens seguidas: “Já estamos mobilizados”, “Não teremos problemas”, “Coloquei todas as forças nas ruas”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário