• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Presidente do TCU pede que PF investigue auditor suspeito de criar relatório falso sobre Covid
Brasil

Presidente do TCU pede que PF investigue auditor suspeito de criar relatório falso sobre Covid

Documento foi citado por Bolsonaro para sustentar que mortes foram registradas de modo incorreto ou fraudulento

Por Da Redação
Ás

Presidente do TCU pede que PF investigue auditor suspeito de criar relatório falso sobre Covid

Foto: Reprodução/Gazeta do Povo

A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, pediu a Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (15) para que abra uma investigação sobre Alexandre Figueiredo Marques, auditor suspeito de produzir um relatório falso apontando uma "supernotificação" de mortes por Covid-19 no país. De acordo com as informações da coluna de Gerson Camaroti no G1. 

"Com meus cordiais cumprimentos, solicito os bons préstimos de Vossa Senhoria no sentido de promover a abertura de inquérito policial para apurar eventuais ilícitos penais praticados pelo Auditor Federal de Controle Externo deste Tribunal Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques", escreveu Arraes em ofício enviado ao diretor-geral da PF, Paulo Maiurino. O auditor foi afastado por 60 dias e responde a processo administrativo disciplinar que tramita em sigilo.  

Na segunda-feira (7) da semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) citou o documento como se tivesse sido produzido pelo próprio tribunal. Com base na nota não oficial, o presidente afirmou que metade das mortes no ano passado teriam sido registradas de modo incorreto ou fraudulento. O TCU negou na última terça-feira (8) a autoria do documento e frisou que as conclusões presentes não têm respaldo em nenhuma fiscalização da Corte.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário