• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Presidente dos EUA afirma que estão prontos para defender Taiwan em caso de ataque da China
Mundo

Presidente dos EUA afirma que estão prontos para defender Taiwan em caso de ataque da China

EUA fornece armas para a defesa da ilha

Por Da Redação
Ás

Presidente dos EUA afirma que estão prontos para defender Taiwan em caso de ataque da China

Foto: Reprodução / Agência Brasil

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou, na quinta-feira (21), que o país está preparado para defender militarmente Taiwan, em caso de ataque da China, que considera a ilha parte do território. 

"Sim, temos um compromisso nesse sentido", declarou Biden, durante um encontro, transmitido pela cadeia de televisão CNN, com eleitores em Baltimore.

A Casa Branca afirmou à imprensa que a política norte-americana em relação a Taiwan "não mudou", na sequência das declarações de Biden, na quinta-feira.

O próximo embaixador dos Estados Unidos em Pequim, o diplomata de carreira Nicholas Burns Na quarta-feira, disse que "não se deve confiar" na China em relação a Taiwan, e recomendou aumentar a venda de armas à ilha para reforçar as defesas.

Burns falava na comissão de Negócios Estrangeiros do Senado norte-americano, que deve confirmar a nomeação do diplomata, que tinha já denunciado as recentes incursões chinesas na zona de identificação aérea taiwanesa como "repreensíveis".

Os Estados Unidos reconhecem a República Popular da China desde 1979, mas fornecem armas a Taiwan para a defesa da ilha.

O país é governado de forma autónoma desde 1949, data em que as forças nacionalistas do Kuomintang ali se refugiaram depois de terem sido derrotados pelas tropas comunistas, que fundaram, no continente, a República Popular da China.

Pequim considera Taiwan como uma das suas províncias e ameaçou recorrer à força, caso a ilha proclame formalmente a independência. No entanto, o Presidente chinês, Xi Jinping, afirmou recentemente a vontade de conseguir uma reunificação pacífica.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário