Presidente Lula indica Gabriel Galípolo para diretoria do Banco Central
Secretário executivo do Ministério da Fazenda é considerado "número 2" e substituirá Bruno Serra Fernandes
Foto: Governo Federal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou a indicação de Gabriel Galípolo, secretário executivo do Ministério da Fazenda, para o cargo de Diretor do Banco Central (BC). A indicação foi encaminhada ao Senado nesta segunda-feira, 15, e o despacho foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 16.
Considerado o "número 2" do Ministério da Fazenda, Galípolo foi indicado para preencher a vaga aberta com a saída de Bruno Serra Fernandes, que deixou o cargo em março. Recentemente, ele foi eleito presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil.
Caso seja aprovado pelo Senado, Galípolo assumirá o cargo de Diretor do Banco Central. No entanto, segundo a Fazenda, o procedimento será pela descompatibilização de Galípolo do cargo no Conselho do Banco do Brasil.
A indicação de Gabriel Galípolo para a diretoria do Banco Central é mais uma das mudanças que o governo de Lula vem promovendo em cargos-chave do setor financeiro desde o início de seu mandato. O nome de Galípolo será analisado pelo Senado nos próximos dias.