Presidente Lula passa por cirurgia no quadril nesta sexta-feira (29)
Lula já chegou ao Hospital Sírio-Libanês
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido, nesta sexta-feira (29), a uma cirurgia no quadril para aliviar dores em decorrência de uma artrose. Uma equipe de 20 profissionais de saúde vai cuidar do pré e pós-operatório.
A intervenção cirúrgica a ser realizada no presidente é conhecida como artroplastia do quadril, que consiste na substituição da cabeça do fêmur, que tem, aproximadamente, 5 cm de diâmetro, por uma prótese. Por ser considerado de grande porte, o procedimento será realizado sob anestesia geral e tem estimativa de duração entre duas e três horas.
Lula já chegou ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. No entanto, o Palácio do Planalto não quis informar o horário exato que o presidente chega à unidade de saúde, nem quando ele será submetido, de fato, à cirurgia.
Após o procedimento, Lula terá que se recuperar no Palácio da Alvorada por pelo menos três semanas e evitar viagens de quatro a seis semanas. Ele deverá retornar aos compromissos internacionais apenas no final de novembro, quando deve ir aos Emirados Árabes Unidos para participar da COP 28.