Brasil

Presidente sanciona Lei do Dia Nacional da Mulher Sambista

Data celebrará legado de Dona Ivone Lara, pioneira no samba

Por Da Redação
Ás

Presidente sanciona Lei do Dia Nacional da Mulher Sambista

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei 14.834/24, que estabelece o Dia Nacional da Mulher Sambista, a ser comemorado anualmente em 13 de abril. A data homenageia o nascimento de Yvonne Lara da Costa, mais conhecida como Dona Ivone Lara, em 1922, no Rio de Janeiro.

Dona Ivone Lara, também chamada de Rainha do Samba e Grande Dama do Samba, deixou um legado significativo na música brasileira. Foi a primeira mulher a assinar um samba-enredo e a fazer parte da ala de compositores de uma escola de samba, a Império Serrano.

A nova legislação, originada do Projeto de Lei 3057/21 do ex-deputado Chico D'Angelo (RJ), foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (5). Aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, a lei reconhece a importância das mulheres no cenário do samba e celebra a contribuição de figuras como Dona Ivone Lara para a cultura brasileira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário