• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Presídio de segurança máxima em SC conta com ajuda de gansos para monitorar detentos
Brasil

Presídio de segurança máxima em SC conta com ajuda de gansos para monitorar detentos

Iniciativa ocorre desde 2009 e os animais provaram ser mais eficientes que cães

Por Da Redação
Ás

Presídio de segurança máxima em SC conta com ajuda de gansos para monitorar detentos

Foto: SAP/Divulgação

O Complexo Penitenciário do Estado (Cope), na Grande Florianópolis, conta com ajuda animal no monitoramento da estrutura 24 horas por dia. A unidade conta com um bando de gansos que alerta a equipe de vigilância se algum detento escapar. 

A iniciativa ocorre desde 2009, quando os animais de comportamento sentinela provaram ser mais eficientes do que os cães. 

Os animais recebem atendimento e alimentação apropriada na unidade, que conta com cerca de 1,3 mil presos. O número de animais, no entanto, não foi divulgado. 

Ao g1, o professor do departamento de zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina, explicou que a opção pelos gansos é em função do animal ter o comportamento de emitir sons ao menor sinal de perturbação. 

"O comportamento sentinela é emitir gritos e grasnados ao menor sinal de movimentação não usual. É um animal que tem um comportamento de dar um grito de alarme ao menor sinal de perturbação, presença de gente e/ou outros animais na região onde vivem", detalhou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.