Presídios baianos são denunciados por não ter material de prevenção do coronavírus
Segundo o SINSPEB, alguns detentos apresentam sintomas do vírus

Foto: Divulgação
O Sindicato entrou com um Mandado de Segurança para denunciar e cobrar materiais de higiene pessoal, máscaras e luvas para a prevenção do Coronavírus nos presídios baianos. Segundo o Sindicato dos Servidores Penitenciários(SINSPEB), alguns detentos apresentam sintomas do vírus como febre, dor de cabeça, dores no corpo, tosse.
Na inspeção feita ao Conjunto Penal de Feira de Santana foi constatado a falta dos materiais necessários. No mesmo presídio, alguns presos chegaram a enviar cartas como pedido de socorro. Confira
Ainda de acordo com a SINSPEB a Central Médica do Complexo Penitenciário de Salvador não recebeu material destinado à higienização, assepsia e os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como o álcool em gel, sabonetes líquidos, máscaras e luvas.
A unidade de Jequié foi a única que, até o momento, adquiriu os materiais de prevenção, que, inclusive, foram entregues apenas aos servidores e comprados pelo próprio diretor da unidade.
Os exames para diagnóstico do Coronavírus dos detentos serão realizados nas unidades de saúde dos municípios. Devido ao quadro de calamidade, o Sindicato dos Servidores Penitenciários ingressou com Mandado de Segurança, junto ao Tribunal de Justiça, nesta quinta-feira(19),e fez doações de papel toalha e sabonete líquido aos Servidores Penitenciários lotados no Conjunto Penal de Feira de Santana.