Preso em briga no Recife esteve envolvido em ataque ao ônibus do Fortaleza
Na ocasião, organizadas do Sport apedrejaram o veículo do Tricolor cearense
Foto: Reprodução
A Justiça de Pernambucano acatou a denúncia do Ministério Público e converteu a prisão em flagrante para preventiva de 13 pessoas envolvidas nas cenas de violência e selvageria entre as organizadas de Santa Cruz e Sport, no último sábado (1º). Entre os presos está um que participou do ataque ao ônibus da delegação do Fortaleza, em fevereiro do ano passado, após duelo pela Copa do Nordeste.
Na ocasião, organizadas do Sport apedrejaram o veículo do Tricolor cearense. No total, seis jogadores ficaram feridos e precisaram ser levados ao hospital.
Também entre os presos preventivamente está o presidente de uma das organizadas do Sport. Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, ambos estão envolvidos com a criminalidade.
Entre essas 13 pessoas, está o presidente de uma das torcidas organizadas do Sport e também uma outra pessoa que já estava envolvida no ataque ao ônibus do Fortaleza. São pessoas que estão envolvidas, de fato, com a criminalidade", disse Beatriz Leite, delegada-geral adjunta da Polícia Civil, à TV Globo.
As três pessoas que seguiram internadas no hospital foram custeadas. Para a delegada, elas foram tanto vítimas quanto praticantes da violência no sábado.
"Eles, além de vítima, também são agressores. Nós precisamos entender que essas pessoas saíram de suas casas com a intenção de provocar esse tumulto, de gerar os atos de barbárie que nós vimos no sábado", afirma Beatriz.
Os presos foram indiciados em diversos crimes: associação criminosa, lesão corporal, dano ao patrimônio público e privado, e em artigos da Lei Geral do Esporte, tais como provocar tumulto, uso de instrumentos para a prática de briga, etc.
Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra comemorou as prisões. A política, porém, salientou que as investigações seguem na busca por outras prisões:
"O judiciário acatou os pedidos do MPPE de prisão preventiva dos indivíduos detidos neste domingo (2) na barbárie que vimos nas ruas do Recife. Um passo importante, mas apenas o início.
Vamos trabalhar para garantir que outros envolvidos sejam identificados e punidos com o rigor da lei", disse Raquel Lyra, governadora de Pernambuco.
O judiciário acatou os pedidos do MPPE de prisão preventiva dos indivíduos detidos neste domingo (2) na barbárie que vimos nas ruas do Recife. Um passo importante, mas apenas o início.
Vamos trabalhar para garantir que outros envolvidos sejam identificados e punidos com o rigor da lei.
FEDERAÇÃO E CLUBES SE POSICIONAM CONTRA PORTÕES FECHADOS
A Federação de Futebol de Pernambuco se reuniu com os clubes na manhã desta segunda (3). Em conjunto, eles se posicionaram contra a medida do Ministério Público de aplicar portões fechados para os próximos cinco jogos de Santa Cruz e Sport.
O argumento foi o de que a punição afeta diversos setores que não tiveram envolvimento nas brigas. São citados torcedores comuns, trabalhadores do meio esportivo e clubes do interior, que poderão ter suas receitas comprometidas. Paralelamente, o Sport já emitiu uma nota oficial informando que irá recorrer da decisão.