Pressão no mercado de trabalho contribuiu pata alta da Selic, diz ata do Copom

Taxa básica de juros passou de 14,25% para 14,75% ao ano

Por Da Redação
Ás

Pressão no mercado de trabalho contribuiu pata alta da Selic, diz ata do Copom

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central afirmou, por meio da ata divulgada nesta terça-feira (13), que a pressão no mercado de trabalho contribuiu para a alta da Selic a 14,75% na reunião de 7 de maio

Na última semana, o Copom elevou a Selic em 0,50 ponto percentual, levando a taxa básica de juros de 14,25% para 14,75% ao ano. Esse é o maior patamar para a economia brasileira em quase 20 anos. 

Segundo o colegiado, o cenário segue sendo marcado por expectativas desancoradas, projeções de inflação elevadas e pela resiliência na atividade econômica.

“Ressaltou-se que a inflexão no mercado de trabalho também é parte do mecanismo de política monetária e deve se aprofundar ao longo do tempo, de modo compatível com um cenário de política monetária restritiva”, diz a ata.

Para a próxima reunião, que acontece nos dias 17 e 18 de junho deste ano, o Copom destacou ser necessário cautela adicional na atuação da política monetária.

“Com relação à próxima reunião, o Comitê avaliou que o cenário de elevada incerteza, aliado ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos acumulados ainda por serem observados, demanda cautela adicional na atuação da política monetária e flexibilidade para incorporar os dados que impactem a dinâmica de inflação”, diz o documento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário