Bahia

Prevenção aos maus tratos contra animais

Confira o nosso editorial deste sábado (3)

Por Da Redação
Ás

Prevenção aos maus tratos contra animais

Foto: Reprodução

Questões como abandono, falta de alimentação e de abrigo; espancamento, envenenamento, são reforçadas durante ações do Abril Laranja, campanha que reforça a importância de lutar contra os maus-tratos aos animais em todo o mundo.

A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (ASPCA, em inglês) deu início à campanha como forma de conscientizar e prevenir maus-tratos aos animais. 

É um convite às pessoas se mobilizem, denunciem e cobrem políticas públicas mais aprimoradas contra a violência animal. 

Os maus tratos e abandonos acontecem sobretudo porque, não raramente, pessoas ainda olham para o animal como propriedade, acham que podem fazer o que quiserem, como se os mesmos fossem objetos.

Vale lembrar que, no Brasil, maltratar animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos, é crime passível de detenção e multa, de acordo com a Lei federal nº 9605/98.

As denúncias de maus-tratos podem ser feitas em delegacias, para o Ministério Público, secretarias municipais e estaduais de Meio Ambiente e para o Ibama, especialmente se envolver animais selvagens, silvestres ou espécies exóticas.

Apesar da existência de leis e sanções previstas, a impunidade ainda prevalece. Sobretudo porque nem sempre é possível localizar os infratores ou porque as denúncias não são levadas a sério nos órgãos que deveriam ser responsáveis pela investigação.

Abril Laranja, como as demais cores, são necessários às sociedades para fazer uma profunda reflexão, nunca vamos ter um planeta mais humano achando que a violência contra os animais é uma banalidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário