• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Prevent Senior se aproximou do governo para promover hidroxicloroquina, diz advogada
Brasil

Prevent Senior se aproximou do governo para promover hidroxicloroquina, diz advogada

Bruna Morato presta depoimento neste momento na comissão do Senado

Por Da Redação
Ás

Prevent Senior se aproximou do governo para promover hidroxicloroquina, diz advogada

Foto: Agência Senado

A advogada Bruna Morato disse nesta terça-feira (28), durante depoimento à Comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Pandemia, que o diretor da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, se aproximou do Ministério da Economia para elaborar uma estratégia de promoção da hidroxicloroquina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo ela, essa aproximação se deu após tentativas frustradas dele se aproximar do Ministério da Saúde.

Ainda em depoimento, a advogada passou aos senadores informações relatadas a ela por médicos que trabalharam na Prevent Senior. Segundo ela, existiria uma colaboração com relação à empresa na produção de informações que convergissem com a teoria de que a cloroquina poderia proteger a população da covid. 

Bruna Morato disse ainda que  Batista foi informado sobre um suposto conjunto de médicos que assessorava o governo federal e era alinhado com o Ministério da Economia. Se contrapondo às medidas de isolamento adotadas por Estados e municípios, a pasta tinha o interesse de que o País não parasse para não prejudicar a Economia, disse Morato, e teria elaborado um plano para que as pessoas saíssem às ruas sem medo de contrair a doença.

"O que eles me explicaram foi o seguinte: existe um interesse do Ministério da Economia para que o país não pare. Se nós entrarmos nesse sistema de lockdown, nós teríamos um abalo econômico muito grande. Então, existia um plano para que as pessoas pudessem sair às ruas sem medo", disse Bruna. "O que eles tinham que fazer era isso, conceder esperança para que as pessoas saíssem às ruas, e essa esperança tinha um nome: hidroxicloroquina", completou.

A advogada observou que, a partir das informações que recebeu, não ouviu falar no nome do ministro da Economia, Paulo Guedes. "O que eles falavam era um alinhamento ideológico", afirmou. Junto à Prevent Senior, a Pasta teria feito um "pacto" para desenvolver uma estratégia de aconselhamento de médicos que atuariam como expoentes ideológicos do tratamento precoce. Nesse grupo de aconselhamento estavam Anthony Wong, Nise Yamaguchi e Paulo Zanotto, afirmou Morato.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário