Economia

'Prévia do PIB' aponta crescimento de 0,44% da economia em julho

Resultado ficou acima da mediana das projeções do mercado, de 0,35%; em 12 meses, acumula alta de 3,12%

Por Da Redação
Ás

'Prévia do PIB' aponta crescimento de 0,44% da economia em julho

Foto: Divulgação/BC

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou um crescimento de 0,44% no mês de julho, em comparação ao mês anterior, junho. O indicador mostra uma desaceleração frente ao crescimento registrado em junho e chega menor do que o esperado pelo mercado.  

Em comparação ao mesmo período do ano passado, o avanço representa 0,66%. Em 12 meses até julho, a alta é de 3,12%. No ano até julho, a diferença é de 3,21%. Em junho, o indicador subiu 0,63% na comparação dessazonalizada com maio e avançou 2,10% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O IBC-Br do BC é um índice criado para tentar antecipar os resultados do Produto Interno Bruto (PIB), que soma todos os bens e serviços produzidos no país e mede a evolução da economia do país. No entanto, ele nem sempre é confiável e pode apresentar números discrepantes daqueles divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por ser considerado uma prévia do PIB, é utilizado como base para decisões de juros do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). Amanhã, inclusive, a autoridade monetária comunica sua decisão a respeito da Selic. As apostas, por enquanto, são majoritariamente em um corte de 0,50 ponto percentual, o que traria a Selic para a casa dos 12,75% ao ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.