PRF encontra pássaros silvestres sendo transportados irregularmente em ônibus de turismo
As aves resgatadas são da espécie conhecida por trinca-ferro
Foto: Reprodução / PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou cinco aves silvestres aprisionadas em gaiolas, em compartimento escuro e sem ventilação, demonstrando total falta de higiene e cuidados, em um ônibus de turismo que trafegava no Km 830 da BR-116 trecho do município de Vitória da Conquista, a 517 km de Salvador. O flagrante aconteceu na terça-feira (28).
Segundo o órgão, dois pássaros já estavam mortos. As aves resgatadas são da espécie conhecida por trinca-ferro. O passageiro, de 24 anos, apontado como o responsável pelos animais, não apresentou documentação emitida por órgãos ambientais.
Questionado pelos agentes, o homem informou que recebeu as aves no estado de São Paulo e que estava levando até a cidade de Itiúba, na Bahia. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e ele responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente.
Os pássaros sobreviventes foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental local, onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos à natureza.