Primárias democratas em seis estados devem reforçar favoritismo de Biden nesta terça-feira (10)
Após virada, ex-vice-presidente agora lidera pesquisas nacionais
Foto: Reprodução/ Rogelio V. Solis
Seis estados realizam primárias do Partido Democrata nesta terça-feira (10) nos Estados Unidos. São mais de 352 delegados em jogo, que podem virar a balança a favor de Bernie Sandrs ou fazer Joe Biden disparar na disputa pela presidência em novembro.
De acordo com a média de pesquisas nacionais compiladas pelo site RealClearPolitics, Biden abriu 16 pontos de vantagem, e hoje possui 51,3 pontos, contra 45,3 de Sanders. E a tendência é que Biden consolide seu novo favoritismo, conquistado depois de uma virada expressiva.
O ex-vice-presidente também aparece à frente em pesquisas nos três estados com maior número de delegados desta terça, dois deles com ampla vantagem. Em Michigan, são 25 pontos de diferença (55,3 a 30) e em Missouri, mais de 18 (54,3 a 35,7). A disputa é mais apertada em Washington, com 41,5 a 39,5.
Dos seis estados que votam nesta terça, pelo menos três costumam dar preferência a candidatos republicanos nas eleições presidenciais. Já nos outros três estados, será uma tarefa difícil ter que virar os pontos: já que em Mississippi, os republicanos vencem as eleições presidenciais desde 1980.
Veja a seguir quantos delegados democratas cada estado irá atribuir nesta terça:
Dakota do Norte (ND) – 14
Idaho (ID) – 20
Michigan (MI) – 125
Mississippi (MS) – 36
Missouri (MO) – 68
Washington (WA) – 89