Brasil

Primavera chega ao Brasil na madrugada deste sábado (23)

Horário marca o equinócio de primavera para o hemisfério sul

Por Da Redação
Ás

Primavera chega ao Brasil na madrugada deste sábado (23)

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Ela está chegando! Conhecida como a estação das flores, a Primavera começa na madrugada deste sábado, mais precisamente às 3h50 da manhã. É nesse horário que ocorre o chamado equinócio de primavera no hemisfério sul, momento em que dia e noite possuem a mesma duração. Ou seja, as 24h do dia são divididas “igualmente” em duas partes. Isto acontece porque os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador.

A data ocorre nos fins de março e setembro para países do hemisfério Sul, como o Brasil. Já para os países do Norte, como as estações são "invertidas", os fenômenos também têm os dias trocados. Veja as datas:

•    Equinócio de Primavera: 23 de setembro no hemisfério Sul; 21 de março no hemisfério Norte
•    Equinócio de Outono: 21 de março no hemisfério Sul;  23 de setembro no hemisfério Norte

De acordo com o Observatório Nacional, o que marca as estações do ano é exatamente a maneira como os raios solares incidem nos hemisférios. “Além da temperatura, um dos efeitos que evidenciam as estações é a variação dos comprimentos dos dias, ou seja, a quantidade de tempo que o Sol fica acima do horizonte”, diz a nota emitida pelo órgão

As estações são mais percebidas na medida em que se afastam da linha do equador - linha imaginária que divide os dois hemisférios. Assim sendo, as características de cada estação praticamente não existem nas regiões próximas a essa linha.

“No início da primavera, os dias terão aproximadamente o mesmo comprimento das noites. No hemisfério sul, os dias vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o maior dia do ano, que ocorre no início do verão, que neste ano será no dia 22 de dezembro”, explicou Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário