Brasil

Primavera é marcada por transição entre as estações seca e chuvosa

Estação começou oficialmente no hemisfério Sul às 3h50 deste sábado (23)

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Primavera é marcada por transição entre as estações seca e chuvosa

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O inverno chegou ao fim no hemisfério Sul na madrugada deste sábado (23), mais precisamente às 3h50, dando lugar para a estação das flores. No mesmo horário, acontece o equinócio da primavera, que marca o início do novo período. 

O equinócio marca o momento em que o sol se posiciona sobre a Linha do Equador e ilumina igualmente os hemisférios Sul e Norte. Neste momento, o dia e a noite passam a ter a mesma duração de 12 horas cada.  

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primavera é marcada por um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil. Também é possível notar o processo de convergência de umidade vinda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e em parte do centro-sul da Região Norte.

Durante o período, os acumulados de chuva no norte da região Nordeste do país costumam ser inferiores a 100 milímetros (mm). Com o aumento da chuva em grande parte do Brasil nesta época do ano, ocorre o início do plantio das principais culturas de verão.

A meteorologista do Inmet Cláudia Valéria detalha que, na primavera, a região leste da Bahia - em Salvador e todo o litoral do estado - passa a ter uma maior quantidade de dias claros, com altas temperaturas. Apesar disso, ela destaca que ainda não é o período mais quente do ano nessas regiões, visto que isso só acontece no decorrer do verão. 

“Na região oeste, no Vale do São Francisco, além das regiões sul e sudoeste, onde agora está bastante seco, na estação de primavera tem início o período chuvoso, que normalmente começa na segunda quinzena de outubro, iniciozinho de novembro, que é o período onde a gente tem chuvas mais frequentes e abundantes nesta nessas áreas do estado”, explicou a especialista. 

Para este primeiro final de semana da primavera, Cláudia Valéria informou que a previsão é de sol para toda a Bahia. “Pode ter alguma variação de nuvens, como a gente já vem observando, e até alguma chuva isolada principalmente no início do dia, mas o sol e as temperaturas elevadas vão prevalecer no estado”, acrescentou. 

A meteorologista explicou ainda que a primavera é uma estação em transição, por isso não tem muitas características tão importantes, diferente do outono, por exemplo, que é o período chuvoso de Salvador. 

Estações 

Segundo o Observatório Nacional, o que marca as estações do ano é exatamente a maneira como os raios solares incidem nos hemisférios.

“Além da temperatura, um dos efeitos que evidenciam as estações é a variação dos comprimentos dos dias, ou seja, a quantidade de tempo que o Sol fica acima do horizonte”, informou o Observatório Nacional, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

As estações são mais percebidas na medida em que se afastam da linha do equador - linha imaginária que divide os dois hemisférios. Assim sendo, as características de cada estação praticamente não existem nas regiões próximas a essa linha.

“No início da primavera, os dias terão aproximadamente o mesmo comprimento das noites. No hemisfério sul, os dias vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o maior dia do ano, que ocorre no início do verão, que neste ano será no dia 22 de dezembro”, explicou Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.

Rotação da Terra

As diferentes estações do ano decorrem da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de órbita e da posição do planeta em seu movimento de translação ao redor do sol.

“À medida que a Terra orbita o sol, seu eixo inclinado sempre aponta na mesma direção e isso faz com que diferentes partes da Terra recebam os raios diretos do Sol”, esclarece o Observatório.

Os solstícios e os equinócios não ocorrem sempre nos mesmos dias do ano. Em alguns anos, por exemplo, ele pode ser no dia 22. Em outros, a exemplo deste ano, podem acontecer no dia 23. Entre os motivos dessas diferenças está o fato de que o tempo decorrido entre dois equinócios é menor que o ano sideral, definido como o tempo de translação da Terra em torno do Sol.

“O nosso Calendário Gregoriano baseia-se no ano trópico e institui um ano bissexto em todos os anos divisíveis por quatro, exceto para séculos inteiros, que só são bissextos se forem múltiplos de 400. Isso faz com que o instante do início de uma estação seja próximo ao instante do início da mesma estação quatro anos antes ou quatro anos depois”, finalizou o Observatório.

Previsão do tempo para Salvador 

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que entre sábado (23) e domingo (24), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, a qualquer hora do dia, na capital baiana. 

As temperaturas deverão variar entre 23 °C (mínima) e 29 °C (máxima).

A Codesal mantém plantão de 24h todos os dias da semana. Em casos de emergência, dá para ligar, gratuitamente, no 199. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário