Primeira baleia morta da temporada de 2024 é encontrada na Bahia

Jubarte foi encontrada em Caravelas e encalhada em Mucuri

Por Da Redação
Ás

Primeira baleia morta da temporada de 2024 é encontrada na Bahia

Foto: Reprodução/TV Bahia

A primeira baleia morta da temporada de 2024 na Bahia foi encontrada boiando perto do recife de Sebastião Gomes, no município de Caravelas, no sul do estado. A jubarte, uma fêmea adulta de aproximadamente 13 metros de comprimento e 30 toneladas, foi posteriormente avistada encalhada na cidade de Mucuri na manhã deste sábado (13). Especialistas acreditam que será necessário o uso de maquinário pesado para retirar o animal do mar, mas a causa da morte ainda não foi determinada.

Em Salvador, a temporada de observação de jubartes será oficialmente inaugurada na segunda-feira (15). Além das atividades de observação no Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, os visitantes poderão apreciar uma exposição de placas e uma réplica caudal de baleia no Forte de Santa Maria, também na Barra. Binóculos estarão disponíveis para a observação, e duas empresas oferecerão passeios de observação de baleias em embarcações, realizados fora da Baía de Todos-os-Santos, entre a Barra e a Pituba.

Na temporada passada, o projeto de observação registrou a participação de 750 turistas, com 28 embarques e 1.098 quilômetros navegados. Ao todo, 187 baleias foram avistadas, 72 grupos de cetáceos foram registrados e 32 foi o recorde de baleias vistas no mesmo passeio. No Farol da Barra, o projeto atendeu 3,8 mil pessoas e a exposição de fotos contou com 53.561 visitantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário