Primeira-dama pede varredura da Polícia Federal em seu gabinete no Palácio do Planalto
Janja solicita busca por possíveis equipamentos de escuta escondidos
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, solicitou recentemente que a Polícia Federal realizasse uma varredura em seu gabinete no Palácio do Planalto, com o objetivo de buscar possíveis equipamentos de escuta escondidos. O pedido foi prontamente atendido pela PF, que destacou uma equipe para realizar o serviço de forma reservada. Fontes do governo afirmam que nada foi encontrado na busca.
A solicitação é mais uma evidência de sua conhecida desconfiança em relação aos militares das Forças Armadas, que anteriormente tinham amplo acesso a todas as dependências do palácio, inclusive o gabinete presidencial. A opção por acionar a Polícia Federal para a varredura é ilustrativa, já que em governos anteriores, tais tarefas eram geralmente conduzidas pelos serviços de inteligência militares, especialmente do Exército.
Assim como faz questão de ter sua segurança pessoal a cargo de policiais federais, Janja optou por confiar à PF, em vez dos militares, a tarefa de procurar eventuais dispositivos de espionagem. Não fica claro se a medida foi apenas preventiva ou se ela suspeitou que alguma conversa no gabinete tenha sido alvo de escutas indevidas.