Primeira-ministra da Nova Zelândia tem vitória esmagadora com 49% dos votos em seu partido
Posicionamento de Jacinda Arden durante a pandemia agradou a população do país
Foto: Reprodução/ Getty Images
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Arden, obteve uma vitória esmagadora nas eleições gerais do país neste sábado (17). Com a maioria das cédulas de votação em seu Partido Trabalhista, ela conseguiu 49% dos votos, fazendo com ela vença o pleito com rara folga. De outro lado, o Partido Nacional da oposição, de centro-direita, tem 27% dos votos até agora.
"A Nova Zelândia mostrou que o Partido Trabalhista tem seu maior apoio, disse Ardern em seu discurso de vitória e continuou: "Posso prometer uma coisa: nós seremos um partido que vai governar para cada um dos neozelandeses".
Com a pandemia da Covid-19, o seu governo deu prioridade à saúde dos cidadãos do que à economia: quando um novo foco do vírus surgiu na Nova Zelândia em meados de agosto (depois de mais de três meses sem nenhum caso), a primeira-ministra imediatamente confinou a região de Auckland para interromper a cadeia de transmissão. Graças a esta decisão controversa, a segunda onda de coronavírus foi limitada a 179 casos, e nenhum contágio foi detectado desde 26 de setembro.