Primeira tenente-coronel da PM da Bahia é nomeada ao cargo

Com a nomeação, a tenente-coronel Ana Fernanda, de 54 anos, passa a ser a maior autoridade feminina da corporação

Ás

Primeira tenente-coronel da PM da Bahia é nomeada ao cargo

Foto: Divulgação | Jorge Cordeiro

Primeira mulher a ocupar a patente de tenente-coronel da Polícia Militar da Bahia é nomeada ao cargo. Ana Fernanda de Borja Gonçalves Dantas, de 54 anos, é médica e atua como policial militar do estado há duas décadas, tendo ingressado na instituição aos 29 anos.

Formada pela Universidade Federal da Bahia, a atual tenente-coronel é lotada na Vila Militar do Bonfim, onde atua no Departamento de Saúde da PM, especializada em pediatria, bacharela em Direito e mestranda em Administração Pública. Além disso, trabalha, também, no Setor Médico do Centro de Operações e Inteligência-2 de Julho, no Centro Administrativo da Bahia.

Com o currículo, Ana Fernanda passa a ser a maior autoridade feminina da corporação. No entanto, ela diz que só se deu conta da grandiosidade da patente na cerimônia de solenidade. "Nem me dei conta sobre quanto isso é representativo, até o dia da solenidade de ascensão. Quando olhei ao meu redor e vi que era só eu de mulher, a ficha caiu", disse.

Tema atual em diversas mesas de discussões, mesmo que se tratando de um assunto antigo, a tenente-coronel disse que nunca sofreu represálias por ser mulher e PM. "Junto comigo entraram outras mulheres, mas a gente não tinha referência feminina lá dentro. Éramos só nós, iniciando a trajetória da mulher na PM. Antes de qualquer pessoa, eu mesmo era quem mais cobrava de mim. Sempre trabalhei com amor e com muito zelo, para que sempre oferecesse o melhor de mim à instituição", afirmou.

Em sua conta no Twitter, o governador Rui Costa parabenizou a tenente-coronel pela promoção e disse que sexo não define competência. "Tenente-coronel Ana Fernanda de Borja Gonçalves Dantas, 1ª mulher a ocupar tal patente na @pmdabahia Gênero não define ocupação profissional ou competência. O cenário está mudando, ainda num ritmo que não é ideal, mas com certeza estamos avançando na quebra de preconceitos. A presença de mulheres em altos cargos da Polícia mostra isso. Parabéns, tenente-coronel, que venham outras no seu exemplo!", publicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário