• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Primeiro ano da pandemia teve maior número de mortes por consumo de álcool no Brasil desde 2010
Saúde

Primeiro ano da pandemia teve maior número de mortes por consumo de álcool no Brasil desde 2010

Em 2020, 8.169 pessoas morreram devido ao consumo de bebidas alcoólicas

Por Da Redação
Ás

Primeiro ano da pandemia teve maior número de mortes por consumo de álcool no Brasil desde 2010

Foto: Agência Brasil

Dados do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), divulgados nesta terça-feira (14), mostram que o primeiro ano da pandemia teve o maior número de mortes por álcool no Brasil desde 2010. Em 2020, foram registradas 8.169 mortes totalmente atribuíveis ao álcool no país, um crescimento de 24% em relação ao número de 2019 (6.594). A informação é da BBC News Brasil.

Além disso, o número foi consideravelmente maior à média de mortes deste tipo nos dez anos anteriores, de 2010 a 2019: 6.830. São consideradas mortes totalmente atribuíveis ao álcool aquelas que poderiam ser evitadas se não houvesse o consumo de bebidas. É o caso de envenenamento por álcool, miopatia alcoólica, da síndrome alcoólica fetal e de transtornos mentais e comportamentais ligados diretamente ao álcool, entre outros.

Um outro levantamento sobre o Brasil, realizado pela organização Vital Strategies, havia mostrado que, de 2019 para 2020, houve aumento de 18,4% em mortes relacionadas a "transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool". Segundo o CISA, os dados ligeiramente diferentes da sua publicação em relação ao levantamento da Vital Strategies se devem a metodologias distintas e ao momento de extração dos dados, já que o centro trabalhou com informações consolidadas, posteriores a procedimentos de revisão e correção das informações pelo DataSUS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.