Primeiro ano da pandemia teve maior número de mortes por consumo de álcool no Brasil desde 2010
Em 2020, 8.169 pessoas morreram devido ao consumo de bebidas alcoólicas
Foto: Agência Brasil
Dados do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), divulgados nesta terça-feira (14), mostram que o primeiro ano da pandemia teve o maior número de mortes por álcool no Brasil desde 2010. Em 2020, foram registradas 8.169 mortes totalmente atribuíveis ao álcool no país, um crescimento de 24% em relação ao número de 2019 (6.594). A informação é da BBC News Brasil.
Além disso, o número foi consideravelmente maior à média de mortes deste tipo nos dez anos anteriores, de 2010 a 2019: 6.830. São consideradas mortes totalmente atribuíveis ao álcool aquelas que poderiam ser evitadas se não houvesse o consumo de bebidas. É o caso de envenenamento por álcool, miopatia alcoólica, da síndrome alcoólica fetal e de transtornos mentais e comportamentais ligados diretamente ao álcool, entre outros.
Um outro levantamento sobre o Brasil, realizado pela organização Vital Strategies, havia mostrado que, de 2019 para 2020, houve aumento de 18,4% em mortes relacionadas a "transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool". Segundo o CISA, os dados ligeiramente diferentes da sua publicação em relação ao levantamento da Vital Strategies se devem a metodologias distintas e ao momento de extração dos dados, já que o centro trabalhou com informações consolidadas, posteriores a procedimentos de revisão e correção das informações pelo DataSUS.