• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Primeiro bloco afro da Bahia, Ilê Aiyê completa 49 anos e desfila em mais um carnaval
Bahia

Primeiro bloco afro da Bahia, Ilê Aiyê completa 49 anos e desfila em mais um carnaval

Pioneiro contribuiu para criação de outros blocos afros

Por Da Redação
Ás

Primeiro bloco afro da Bahia, Ilê Aiyê completa 49 anos e desfila em mais um carnaval

Foto: Valter Pontes/Secom

Em 2023, o bloco Ilê Aiyê completa 49 anos desde que foi fundado em 1974, sendo no ano seguinte o seu primeiro desfile no Carnaval. Pioneiro, o Ilê contribuiu para origem de outros blocos afro como o Malê Debalê (1979), Olodum (1979), Muzenza (1981), Cortejo Afro (1998) que desfilam mais um ano no carnaval de Salvador. Confira a programação:  

IlÊ Aiyê

O Ilê Aiyê, bloco afro mais antigo do Brasil, fará uma homenagem ao centenário do angolano Agostinho Neto, na tradicional saída do bloco no Curuzu, no sábado (18). Neto era um médico, escritor, e foi responsável pela libertação do povo angolano. Ele é conhecido como Manguxi, o pai da nação angolana que, em 2023, completaria 100 anos.

Olodum 

Além do Ilê, o Olodum se apresenta nesta sexta-feira (17), no Pelourinho, às 16h e também no Campo Grande, às 20h. E no domingo, na Ondina, às 14h.

Muzenza 

Com o tema afrofuturismo,o Muzenza do Reggae desfila no sábado (18), às 21h, no Campo Grande, na segunda-feira (20), às 22h, na Barra e fecha o carnaval na terça-feira (21), no Campo Grande, às 17h. 

Malê
Já o bloco Malê Debalê se apresenta neste sábado (18), no Campo Grande. 

Neste carnaval, 63 instituições e blocos participam do Carnaval Ouro Negro. Esta edição foi a que houve o maior número de inscritos – foram 199 propostas de 123 instituições. As principais atrações são Olodum, Muzenza, Malê de Balê e Cortejo Afro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário