Primeiro-ministro britânico diz que há evidências de que nova variante da Covid-19 causa mais mortes
Boris Johnson acrescentou que todos os testes atuais mostram que ambas as vacinas seguem eficazes
Foto: LEON NEAL/AFP / LEON NEAL/AFP
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson afirmou nesta sexta-feira (22) a possibilidade do aumento do número de mortes estar relacionada "a nova variante" do coronavírus. Ele reiterou que as vacinas são eficazes contra todas essas "variantes antigas e novas".
"Fomos informados hoje que, além de se espalhar mais rapidamente, também parece haver alguma evidência de que a nova variante, descoberta pela primeira vez em Londres e no sudeste da Inglaterra, pode estar associada a um grau aumentado da mortalidade" disse Johnson em uma entrevista coletiva.
Com essa nova variante, o assessor científico do executivo, Patrick Vallance, disse que no caso de um homem na casa dos 60 anos, a mortalidade no país era anteriormente de 10 pacientes por mil pacientes e atualmente seria entre 13 e 14 por mil.
No entanto, ele afirmou que "gostaria de enfatizar que há muita incerteza em torno desses números". O Reino Unido já tem quase 96 mil mortes pela Covid-19, e enfrenta uma nova onda de infecções desde a descoberta em dezembro de uma mutação do coronavírus entre 50% e 70% mais contagiosa, segundo cientistas britânicos.