Primeiros pacientes começam a chegar no Hospital Espanhol
Transferências começaram a ser realizadas na noite de quarta-feira (22)

Foto: Reprodução / TRT/Ba
Os primeiros pacientes, vítimas da covid-19, começaram a chegar na noite de quarta-feira (22), no Hospital Espanhol. A unidade foi reaberta, após mais de cinco anos fechada.
A Unidade de saúde possui ao todo, possui 220 leitos instalados, sendo 140 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 80 leitos clínicos.
Os profissionais médicos e de apoio logístico do Espanhol - que também possui salas de cirurgia, emergência e refeitório - já estavam atuando desde a manhã de quarta.
A novidade é o túnel de desinfecção, que possui estrutura de alumínio, com tubulação de PVC e bicos aspersores que fazem o processo de nebulização de uma solução de hipoclorito. Idealizado para ser utilizado pelos profissionais de saúde, ao final do seu turno de trabalho. Antes de sair do hospital, ele passa pelo túnel, ainda com o Equipamento de Proteção Individual, para que possa retirar este EPI com uma maior margem de segurança.
O Espanhol foi o segundo hospital de campanha a ser aberto por causa da pandemia. Antes, o Fazendão já havia sido colocado em funcionamento. Estão sendo montados ainda hospitais de campanha no Hospital Santa Clara, no Hotel Riverside e na Arena Fonte Nova, totalizando 673 novos leitos na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
De acordo com o governador Rui Costa, o hospital de campanha na Fonte Nova será colocado em funcionamento nos próximos dias. No local, serão oferecidos mais 100 leitos de UTI e 140 leitos clínicos.