Michel Telles

Problemas na coluna lideram afastamentos do trabalho!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Atualizado
Problemas na coluna lideram afastamentos do trabalho!

Foto: Divulgação Assessoria

De acordo com um estudo recente do Ministério da Previdência Social, mais de 2,5 milhões de trabalhadores brasileiros foram afastados de suas atividades no último ano devido a questões de saúde. Entre as principais causas de afastamento, destacam-se as doenças da coluna, como hérnia de disco e lombalgia, que ocupam as primeiras posições no ranking.

O ortopedista especialista em coluna da Clínica CICV, Maurício Gusmão, ressalta que a adoção de um estilo de vida mais saudável é essencial para prevenir esses problemas. “A prática regular de atividades físicas, manter uma postura correta durante o trabalho e fortalecer a musculatura da região lombar e abdominal são medidas eficazes na prevenção de lesões na coluna”, afirma o especialista.

Ele ainda destaca a importância de buscar tratamento adequado logo nos primeiros sinais de dor, uma vez que o diagnóstico precoce pode evitar complicações mais graves. “Os sintomas relacionados aos problemas na coluna, como a hérnia de disco, podem variar em intensidade, mas incluem dor intensa na parte inferior das costas, irradiação da dor para a região do nervo ciático — que vai da lombar até o calcanhar —, sensação de dormência ou formigamento na perna, cãibras e até mesmo perda de força ou fraqueza no pé e perna. Em casos mais graves, esses sinais podem impactar diretamente a qualidade de vida, exigindo avaliação médica imediata”, alerta.

De acordo com Maurício Gusmão, o tratamento para lombalgia ou hérnia de disco varia de acordo com a gravidade dos sintomas e pode incluir desde fisioterapia e uso de medicamentos anti-inflamatórios até procedimentos mais avançados, como bloqueios de coluna, infiltrações com analgésicos ou, em casos extremos, cirurgia. “O importante é personalizar o tratamento para cada paciente, buscando aliviar a dor e recuperar a qualidade de vida. O acompanhamento médico contínuo é essencial para garantir a eficácia do tratamento e prevenir novos episódios”, explica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário