Procon-BA: Mais de dez estabelecimentos são autuados durante Operação Black Friday
Três lojas virtuais também foram autuadas
Foto: Divulgação | Ascom Procon-BA
Cerca de 14 estabelecimentos de Salvador foram autuados durante a Operação Black Friday, realizada pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA). A operação foi iniciada no dia 6 de novembro e encerrada na última sexta-feira (29). O resultado do balanço foi divulgado nesta terça (3).
Dentre os 14 autuados, três são lojas virtuais. Segundo o Procon-BA, 169 fornecedores também foram fiscalizados. Os estabelecimentos autuados pelo Procon-BA, responderão por processo administrativo e caso seja constatada irregularidades, serão multados.
A operação teve como objetivo evitar fraudes durante o período em que os estabelecimentos e comércios realizam promoções e baixa no preço de diversos produtos.
Independente da época do ano, o órgão também alerta que os consumidores fiquem atentos para evitar fraudes, como verificar o CNPJ e endereço físico da loja no site, caso a compra seja efetuada pela internet; exigir o comprovante de compra, como cupom, nota fiscal e contrato; além de requisitar ao fornecedor que estipule a data e turno de entrega do produto a ser entregue.
Em caso de irregularidade, os consumidores podem denunciar através do aplicativo Procon BA Mobile, pelo e-mail (denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br) ou presencialmente no posto central do órgão, no bairro do Dois de Julho, no Centro.